Laboratório de Talentos

On 5 de abril de 2017 by Administrador

Laboratório de Talentos

Descrição

OS LABORATÓRIOS

O Laboratório de Talentos está vinculado ao FAB LAB, uma rede global de laboratórios locais que permite a invenção e fornece acesso a ferramentas de fabricação digital. O Laboratório de Talentos compartilha um inventário de máquinas e componentes em evolução que auxilia na capacidade básica de fazer (quase) qualquer coisa, permitindo também o compartilhamento de projetos desenvolvidos pelas pessoas. Ele fornece assistência operacional, educacional, técnica, financeira e logística, disponível dentro do laboratório. A ideia é disponibilizar o Laboratório de Talentos como um recurso da comunidade, oferecendo acesso livre para os indivíduos, bem como o acesso programado para o desenvolvimento de projetos específicos.

Trata-se de um projeto na linha de Educação para qualificação profissional livre, tendo como objetivo geral oferecer uma integração entre diferentes gerações, unindo numa mesma equipe um idoso, uma criança, um adolescente e um jovem, a fim de que juntos, possam trabalhar e produzir soluções para diferentes problemas e situações ao mesmo tempo em que trocam experiências, conhecimentos e ensejos, por meio de uma tecnologia social inédita formada pela inter-relação de três métodos: desenvolvimento das inteligências múltiplas, princípios de vida e ensino através do fazer artístico (experiência prática), resultando na formação integral do indivíduo e criação de produtos capazes de influenciar sua comunidade e transformar a sociedade.

NOSSO PÚBLICO

O público alvo do projeto será de 400 pessoas, divididos da seguinte forma:  100 pré-adolescentes (11 a 13 anos), 100 adolescentes (14 a 17 anos), 100 jovens de (18 a 24 anos) e 100 idosos (a partir de 60 anos) residentes na cidade de Colombo/PR, envolvendo uma população de 234.941 habitantes onde, aproximadamente 40.000 são idosos e 79.000 jovens (segundo índices do IBGE de Colombo, 2010).

O Laboratório de Talentos oferecerá a esta população a oportunidade de colocar em prática suas ideias, num período de 4 horas duas vezes por semana, sendo 200 vagas para o período da manhã e 200 vagas para o período da tarde.O IDT tem como grande diferencial, a metodologia de ensino desenvolvida a partir da inter-relação de três métodos que se entrelaçam durante todo o processo de formação técnica-profissional dos aprendizes. Nossa preocupação está na formação do ser-humano integral, capaz de influenciar sua comunidade e transformar a sociedade.

SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO DO PROJETO

O Laboratório de Talentos é desenvolvido em local específico cedido pelo Poder Público e sua sustentabilidade financeira é através de destinação fiscal nos Fundos do Idoso e Fundo da adolescência, que correspondem a 2% do IRPJ de empresas que declaram por lucro real. Na cidade onde é montado o laboratório de Talentos, colocamos totens com internet gratuita e divulgação do projeto em locais públicos para gerar interatividade com a população e interrelacionar os produtos que são criados no laboratório e a necessidade da comunidade.

O Laboratório de talentos visa, acima de tudo, o bem estar do adolescente e do idoso, tornando-os, juntos, produtivos para sua comunidade numa perspectiva de curto, médio e longo prazo.

Comentários desabilitados