Quem Somos

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS

BREVE HISTÓRICO

A organização para o desenvolvimento da Motricidade Humana – Motrício (posteriormente chamado em Instituto de Desenvolvimento de Talentos), foi criada no ano de 2004 para satisfazer a realização de projetos relacionados ao esporte dentro de uma UNIVERSIDADE (UNIANDRADE). Entre os anos de 2004 e 2007 realizou diversos eventos com o apoio da universidade e de seus professores.

Em 2009, após o retorno do Prof. João Henrique Bohn Zanoni e da Prof. Aline Cordeiro do Vale do Doutorado que estava sendo realizado em Lisboa (Portugal), na Faculdade de Motricidade Humana, foi enviado ao Edital Inovação SESI/SENAI/2009 o projeto de manualização do Circuito de Corridas das Indústrias, o qual, foi realizado com o apoio do CNPQ e coordenado por nossa instituição.

Em 2011 foram aprovados no Edital Inovação/2011 os seguintes projetos:

a) Pilates na Indústria em parceria com a PEPSICO do Brasil.

b) Setting Cinético: a Arte como facilitadora da criatividade e inovação, com o apoio da VOLVO do Brasil.

Em Fevereiro de 2012 foi aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto: Setting Cinético: O circo como mecanismo de desenvolvimento da criatividade e inovação e nossa instituição foi considerada com condições técnicas para desenvolvimento do mesmo.

Hoje, ajustamos todos nossos objetivos para realização de um grande projeto, denominado INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE TALENTOS, que contempla a missão de nossa organização que é levar pessoas a níveis de liderança, onde nunca imaginaram estar, entendemos que através da Motricidade Humana é possível desenvolver diversas inteligências e inúmeras competências para a liderança pessoal e institucional.

Temos um planejamento consistente no gerenciamento de projetos e acreditamos que cada projetos de resultar em produto que futuramente vai gerar recursos para a sustentabilidade financeira do projeto.


NOSSA VISÃO E MISSÃO

Visão: Colocar pessoas em lugares e posições onde nunca imaginariam estar.

Missão:Proporcionar um processo educativo de valores e princípios, através do desenvolvimento das inteligências múltiplas, utilizando as artes, o movimento humano e a tecnologia como mecanismo facilitador da criatividade e inovação em crianças e adolescentes.


PROCESSO:

O Instituto de Desenvolvimento de Talentos (IDT) atua no contra-turno escolar, atendendo adolescentes entre 10 a 18 anos, dando preferência a participação de alunos com baixa renda familiar, provenientes de orfanatos ou abrigos judiciais e/ou com baixos índices de aproveitamento escolar.

Essa atividade de contra-turno complementa o ensino regular e prepara os adolescentes ao exercício do pensamento crítico, rumo a autonomia, liderança e tomada de decisões através das inter-relações existentes entre as inteligências múltiplas.

O desenvolvimento das diferentes inteligências é estimulado através da utilização de várias formas de expressão corporal: futebol, ginástica acrobática, trampolim, pilates, atividades circenses, dança de salão, break, contato e improvisação do movimento, desenvolvimento de ações motoras e desenvolvimento do senso rítmico. Aliado as disciplinas de apoio: Meio ambiente, inglês, tecnologia, valores e princípios, sexualidade, visão crítica, metrologia do esporte e apoio a realização de tarefas escolares.

Os alunos fazem as seguintes refeições durante o período de contra-turno: almoço, lanche e jantar. São acompanhados por processo de mentoria, onde, cada professor (mentor) é responsável pelas relações sociais (aluno x escola x família x projeto) de 12 alunos e acompanha os alunos individualmente. O IDT desenvolveu um produto final inédito, realizado pelos professores, alunos, voluntários e funcionários, uma espécie de um circo onde acontece uma intervenção artística, tecnológica e esportiva, com visão crítica sobre diferentes aspectos sociais.

PRODUTO:

O produto é denominado “Set Cinético” é uma expressão de comunicação visual e Cinestésica com pouca intervenção verbal, podendo ser vivenciada por qualquer pessoa de qualquer cultura. É o momento onde os alunos mostram o seu crescimento intelectual, através do desenvolvimento das inteligências múltiplas, compartilhando com a comunidade valores e princípios aprendidos durante o período de realização dos projetos.

O projeto Setting Cinético, tem como alvo estabelecer vínculo entre a cultura e o provocação do aprendizado, enfatizando os processos criativos que são acionados sempre que as pessoas têm contato com a cultura em ambiente interativo, especialmente com as artes performáticas e o cinema.

Organograma da Instituição:

Presidente – Elias Reimão do Vale

Secretária – Aline Cordeiro

Conselho Fiscal – Eneida Grossmann

Financeiro – João Henrique Bohn Zanoni

Comentários desabilitados